sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cinema, arte ou artes?


"O cinema é a forma conteporânea da arte: A da imagem sonora em movimento. Nele, a câmera capta uma sociedade complexa, múltipla e diferenciada, combinando de maneira totalmente nova, música, dança, literatura. escultura, pintura, arquitetura, história e, pelos efeitos especiais, criando realidades novas, insolitas, numa imaginação plástica infinita que só tem correspondente nos sonhos." (CHAUÍ, 1997)

A partir da imagem e da citação qual a sua compreensão sobre o que é cinema.

14 comentários:

  1. Só passei pra dar um alô. Parabéns! Carlos Edu...

    ResponderExcluir
  2. Cinema para mim é algo que envolve magia, arte, desperta sentimentos, atrai, encanta. Se todas as pessoas tivessem a oportunidade de fazer parte dele, com certeza se apaixonariam.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Midian.. Realmente o cinema é encantador e apaixonante.. Basta que vivamos intensamente a magia que ele nos oferece..

    ResponderExcluir
  4. Algo mais a acrescentar sobre o cinema é que o mesmo nos permite fazer viagens na qual transportamos para o nosso intímo, a partir das cenas e personagens assistidos, aquilo que gostariasmos de fazer...aquilo que poderia acontecer se fossemos nós os personagens da trama de um filme. Enfim, para mim o cinema tem o poder de seduzir e mexer com a imaginação do seu espectador.

    ResponderExcluir
  5. Cinema é movimento. São artes, códigos significados por uma determinada visão e decodificados de formas diversas por tantas outras. Em suma, para mim cinema não deve ser definida no singular, mas sim no plural, pois a arte está nos olhos de quem vê.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vocês ,o cinema é muito interessante e envolvente pois cada um atraves de suas observações tem uma percepção,como natalí fala a arte está nos olhos de quem vê.

    ResponderExcluir
  7. Em particular eu tenho grande facilidade em apreender assistindo filmes, acho que o cinema no contexto educacional atual direciona o olhar para novos
    caminhos, principalmente quando se considera que muitos brasileiros nunca foi a uma sala de cinema, tendo acesso aos filmes
    por meio das redes de televisão. Além disso, a maior parte do público consome
    as imagens de modo nem sempre crítico, basicamente com o objetivo de
    entretenimento e distração.

    ResponderExcluir
  8. Assim como os amigos acima também gosto muito de cinema e vejo no recurso audiovisual um mundo encantador de infinitas possibilidades. Com os depoimentos já sita dos é inevitável ver quanto o cinema, imagens de vídeos, são bem aceitas e assimiladas e ver nele, de fato, possibilidades ate mesmo educacionais. É analisar o que já foi dito pelo colega Cristovam, fazer uso deste recurso não somente como mero objeto de entretenimento, mas trazer lógica e utilidade a sua existência e vivência cotidiana.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. o cinema nos faz ver o mundo com novos olhos alem de ser uma otima distraçao

    ResponderExcluir
  11. ola colegas,
    Parabéns pela escolha do tema, adorei.
    Nós bem sabemos o que o cinema tem nos proporcionado em termos tanto de entretenimento quanto de conhecimento, e como os filmes que assistimos aqui no campus (leia-se Cimena no Campus, para compreensão dos complexos textos que nos deparamos.
    Eu acabei de participar do Seminário sobre cinema aqui na UNEB, Campus XV e o que presenciei só corrobora com tudo de bom que o cinema pode proporcionar se bem utilizado no processo educativo.

    ResponderExcluir
  12. O cinema sem sombras de dúvidas é uma das mais belas artes capaz de envolver o espectador de forma surpreendente. A imagem postada pode traduzir um pouco do que vem a ser esse fantástico e riquissímo mesclado de culturas e saberes diversos resumidos, de acordo com Chauí "numa imaginação plástica infinita que só tem correspondente nos sonhos."(1997)(Jamile Gonçalves)

    ResponderExcluir
  13. O cinema sem sombras de dúvidas é uma das mais belas artes capaz de envolver o espectador de forma surpreendente. A imagem postada pode traduzir um pouco do que vem a ser esse fantástico e riquissímo mesclado de culturas e saberes diversos resumidos, de acordo com Chauí "numa imaginação plástica infinita que só tem correspondente nos sonhos."(1997)

    ResponderExcluir