quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cinema vai a Escola


Em 1939, Roberto Assumpção de Araújo, defende sua tese intitul

Em 1939, Roberto Assumpção de Araújo, defende sua tese intitulada O Cinema Sonoro e a Educação . O autor reafirma a importância do cinema como instrumento pedagógico e expõe as qualidades do cinema sonoro para este fim:

“Conseguindo fixar a atenção da criança, está desde logo melhorando o proveito da lição. Bastaria essa qualidade para que o cinema sonoro desde logo se recomendasse como um auxiliar didático de primeira qualidade. É mais real, mais completo e corresponde melhor à mentalidade infantil “. (ARAUJO 1939).


A partir da analise da citação acima, descreva seu entendimento, sobre o uso do cinema na sala de aula.

3 comentários:

  1. Cinema é arte, é cultura, é um instrumento pedagógico que incentiva a produção de conhecimento através das reflexões acerca de temas. Na sala de aula, ele é um meio de sair da mesmice, motivar o aluno, e fazer com que a aula seja realmente prazeirosa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Dayane que a aula fica mais prazeirosa e que através dessas ferramentas as crianças irão compreender melhor o contéudo trabalhado na sala de aula.Porém o professor tem que ser o mediador desse conhecimento, tendo o cuidado de aplicar esses instrumentos com um objetivo e não para passar o tempo.

    ResponderExcluir
  3. éinterresante pq um dvd e uma televisão dentre as ferramentas tecnologicas é mais fácil de se encontrar na escola e mesmo q a escola não proporcione ,os professores pode levar para a sala de aula posibilitando aos alunos o que geiza e day falou ,o cinema na sala de aula é mais uma porta que se abre para o mundo no qual conhecemos culturas diferentes,músicas diferentes ,povos diferentes, histórias diferentes e nós indentificamos em alguns filmes muitas vezes vivenciamos a esse filme e acrecentamos conhecimentos a nossas vidas.

    ResponderExcluir